Instrumentos
Classificação
Tudo é instrumento. Tudo toca. Tudo vibra.
São classificados como instrumentos todas as ferramentas terapêuticas como a musicoterapia, meditações, terapias de respiração consciente, acupuntura vibracional, remédios vibracionais como os fitoterápicos chineses, os remédios sonoros como os mantras, bijas, e "sons de poder", assim como os instrumentos musicais utilizados como didjeridoo, harmônio, shrutibox, violão, violino, violoncelo, as tigelas tibetanas, os diapasões, a voz - natural e em harmônicos - overtones, a cama pitagórica (em alguns lugares do Brasil conhecida como mesa lira; uma adaptação criativa do nome), calimba, xilofones, liras, instrumentos de diferentes culturas e assim por diante.
Lembrando que a utilização dos sons em forma não acústica gera uma perda muito grande, por isso enfatíza-se a incomparável utilização dos sons acústicos.
Existe uma constante pesquisa feita com instrumentos musicais. Alguns precisam passar por uma análise para saber o quanto e como podem ser utilizados. Caso de instrumento usados por povos de outras culturas, onde tambem se torna necessário entender suas origens, utilizações e benefícios na sua própria cultura e futuramente uma possível adequação. Caso do Didgeridoo australiano, do harmônium e do shruti box indianos, alguns instrumentos de sopro e percussão indígenas, as tigelas tibetanas, por exemplo. Ultimamente a pesquisa está sendo feita com o hangdrum da Suíça e mais outros três instrumentos que por isso ainda não é utilizado no set de instrumentos.
Claro que instrumentos mais simples como chocalhos, tipos de apito, reco-recos e diversas percuções são utilizados constantemente principalmente pelos pacientes. Trazem benefícios incontáveis.
Da mesma forma os grandes clássicos com piano, cello, violino, flauta, para citar alguns, também são utilizados.
Para cada um, um momento, uma utilidade, um objetivo e resultados maravilhosos.
Não podemos deixar de falar do mais importante de todos os instrumentos. A voz humana. Esse instrumento divino é o mais versátil, o mais eficaz e o que, de maneira natural, mais temos a nossa disposição. Para falar sobre a voz, precisaria de muito tempo e/ou espaço no site. o melhor mesmo é a prática e seus resultados.
Tudo é instrumento. Tudo toca. Tudo vibra.
((((((((((( Respiração )))))))))))((((((((((((( Vibração )))))))))))))))(((((((((((( Poder da Voz ))))))))))))))
*** agradecimento ESPECIAL!!!
O monocórdio de dupla face Possui 46 cordas que precisam estar dentro de um padrão muito específico por conta da precisão das freqüências realizadas pelo instrumento. Não poderiam ser usadas cordas que não cumprissem esse pré-requisito. Durante dois meses de dificuldades e testes, descobri que uma das cordas da Giannini poderia resolver essa necessidade. Procurei no mercado inteiro desde lojas à internet e não obtive nenhuma forma de compra desse material devido a quantidade de uma mesma corda tão especifica. Entrei em contato com a Diretora de MKT da Giannini e expus a dificuldade. Em poucos dias eu estava com as cordas em minhas mãos prontas para serem aplicadas no instrumento. A Prontidão e a vontade de me ajudar a realizar esse que era um projeto, fizeram com que, de projeto, hoje tenha se tornado um instrumento testado e aprovado para atingir suas metas.
OBRIGADO Laura Bahia - Gerente de Marketing da Giannini.